3 de fevereiro de 2014

O Lobo de Wall Street (2013)

Acostumado a polêmicas e obras geniais Martin Scorsese lançou seu último filme na última sexta (24 de janeiro) aqui no Brasil. The Wolf of the Wall Street (O Lobo de Wall Street título no Brasil e em Portugal) retrata a vida de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) corretor de Wall Street que ficou milionário na década de 90 dando golpes em investidores. A comédia de Scorsese recebeu cinco indicações ao Oscar 2014, incluindo melhor filme, ator principal e coadjuvante e a oitava indicação para o diretor. A polêmica gira em torno da apologia ao crime supostamente contida na obra ao retratar a vida glamorosa de um criminoso que ganhou milhões desonestamente e usufruiu ao máximo do estilo de vida norte americano, com iates, mulheres, drogas e muito dinheiro.

Scorsese e DiCaprio
Quem vê o baixinho Scorsese de fala fina e frágil, desengonçada e rápida não imagina a capacidade ácida e violenta que o nova-iorquino do Brooklyn possui para retratar histórias de diversos gêneros. Seja no psicótico Taxi Driver ou no infanto-juvenil Hugo Cabret, a intensidade do trabalho de Scorsese não é apenas visível e visual, torna-se inerente às câmeras e penetra em nossa mente como uma espécie de transfusão cerebral. Em O Lobo de Wall Street não é diferente, as cenas regadas a sexo e drogas são expostas de forma singular e nunca antes vista no cinema de Hollywood. O poder irônico do diretor de Touro Indomável e Os Bons Companheiros deixa a obra com tom dualista, dando margens às críticas de inúmeras pessoas que foram lesadas por Jordan Belfort e por outro lado a ironia ecoa vozes críticas ao american way of life baseado no consumismo desenfreado regado à ostentação entorpecida de orgulho.

DiCaprio e McConaughey
A exemplo da parceria de sucesso entre Scorsese e Robert de Niro, Leonardo DiCaprio participa da quinta produção do diretor em seus últimos seis filmes, atuação brilhante que lhe valeu outra indicação ao Oscar, dessa vez a concorrência é com seu companheiro de filmagem que rouba as primeiras cenas da cinebiografia de Jordan Belfort, Matthew McConaughey que faz uma ponta no longa no papel de mentor do Lobo de Wall Street, atuação que coroa um ano de sucessos de McConaughey como Amor Bandido e o filme que lhe rendeu a indicação ao Oscar 2014 Clube de Compras Dallas. Ambos foram premiados por seus papéis no Globo de Ouro, DiCaprio como melhor ator de comédia e McConaughey melhor ator dramático.

Jonah Hill
Outra grata surpresa é Jonah Hill que interpreta Donnie Azoff, sócio e melhor amigo de Belfort. Com humor ácido Jonah recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel de ator coadjuvante. Os dois eram vizinhos de prédio e em uma conversa inusitada e não menos estranha, Azoff faz uma promessa a Belfort, o risco incalculável os leva ao topo de Wall Street o que, mais tarde, chamaria a atenção do FBI. O agente Patrick Denham, interpretado por Kyle Chandler, inicia uma caçada aos sócios da Stratton Oakmont que culmina com a crise no casamento de Belfort e Naomi Lapaglia, vivida pela australiana Margot Robbie. Ela era perfeita e o casamento também, mas nada que o tempo não consertasse, de repente ela se torna neurótica e ciumenta e ele cada vez mais enfiado em drogas e com o FBI em seu encalço. Toda essa corrida o leva à Suíça, procura ajuda de um banqueiro Jean-Jacques Saurel, interpretado pelo irreconhecível Jean Dujardin. Também faz parte do elenco o multitarefa Jon Favreau, que interpreta o advogado Manny Riskin.


Confira o trailer:


Apesar de ser conhecido como lobo, animal muitas vezes desleal e com fama de se aproveitar de animais indefesos, a Stratton Oakmont, empresa de Belfort, tinha como símbolo o leão, mostrando a força do capitalismo e o espírito competitivo e soberano de Jordan Belfort. O roteiro inspirado no livro homônimo escrito pelo próprio Belfort foi adaptado por Terence Winter, que havia trabalhado com Scorsese em Boardwalk Empire e anteriormente no aclamado seriado The Sopranos. O agora palestrante fez uma participação no filme anunciando a palestra de DiCaprio na Nova Zelândia na última cena do longa, ele prepara o lançamento de seu segundo livro e não menos irônico que recebeu o título de A Caçada ao Lobo de Wall Street. A nova obra biográfica contará em detalhes como o jovem que sonhava se formar em odontologia se tornou um dos homens mais ricos de Wall Street e sua caçada pelo FBI em detalhes.  Merece continuação?

Que o cinema esteja com vocês!


O Lobo de Wall Street (2013) on IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião: