13 de janeiro de 2013

Looper (2012)


Looper é mais uma boa surpresa do cinema de 2012. Confesso que não sou fã de filmes de ação, mas quando o protagonista é Bruce Willis esta concepção pode ser diferente. Este é o caso! Looper é a denominação dos assassinos do presente que matam pessoas enviadas do futuro por uma companhia em Xangai. O presente do filme é o ano de 2042 enquanto seu futuro passa-se em 2072. Imaginem o que ocorre quando um Looper descobre que sua vítima é ele mesmo 30 anos mais velho? Em cima dessa perspectiva o filme é desenvolvido.

Joseph Gordon-Levitt
A primeira parte do filme é sonolenta. A segunda aborda a caçada de “Joe” Simmons (Joseph Gordon-Levitt) do presente a seu eu (Bruce Willis) do futuro. Esta intricada realidade complexa faz lembrar De Volta para o Futuro e o cuidado com que o Professor Brown tinha com os acontecimentos que poderiam mudar a história, principalmente quando se estava no passado. Em Looper, aparentemente, isso não importa, mas então percebemos que isso não é verdade.

Já li algumas críticas que apontam o filme como mais uma viagem no tempo. Estão enganados. O filme aborda uma possível existência cíclica e condicional. Como se o destino guiasse os passos de cada um até seu ponto de partida. É estranho pensar que pessoas que vieram do futuro não afetam o próprio futuro ou que estão condicionados ao mesmo destino. Nossa vida aprisionada a um mapa da existência no qual não importa para onde vamos, o destino será o mesmo. E quando pensamos que não há escolhas surge alguém e desmonta toda a teoria que fundamos durante toda nossa existência.

Na caçada a “Joe” do futuro Gordon-Levitt se refugia em uma fazenda, cuja dona, Sara (Emily Blunt), vive isolada em uma fazenda empunhando uma arma sempre que algum barulho surge em seu quintal e apenas com seu filho que não a reconhece como mãe, é um quadro perfeito para neurose! A atuação de seu filho, interpretado por Pierce Gagnon de apenas sete anos é assustadora e arrepiante.

Emily Blunt
Temos ainda Jeff Daniels que interpreta um integrante da companhia de Xangai vindo do futuro para representar os patrões. A atuação de Gordon-Levitt e a de Pierce Gagnon já valem o filme, que conta com um final hipnótico. Confesso que fiquei literalmente boquiaberto e pasmo por alguns segundos e quando entra em cena a última canção do filme, um blues típico dos anos sessenta com uma leve mistura de música moderna, somos obrigados a refletir em nossa condição e existência, como se essa trilha sonora nos trouxesse de volta à realidade com um soco no estômago!

Créditos da imagem de Pierce Gagnon: http://www.facebook.com/pages/Logan-Evans-One-Tree-Hill-Pierce-Gagnon/244131489013941
O diretor e roteirista Rian Johnson criou uma trama sólida e com desfecho quase perfeito, não fosse por seu início intrincado seria uma obra maior. Para aqueles que torcem o nariz para Willis imaginem seu papel em Pulp Fiction, amistoso e agressivo, durão e romântico. O filme conta com duas cenas lendárias. A primeira quando Willis é acuado pelos agentes da companhia e tal qual o personagem de Clint Eastwood no fim de Os Imperdoáveis, ele age de forma impecável. Já o fim do filme é sem dúvida o melhor dos filmes de 2012 e daqueles que dá vontade de gritar um palavrão para o diretor. Sem dúvida uma boa surpresa, tanto no presente quanto no futuro!


Confira o trailer:

E que o cinema esteja com vocês!

4 comentários:

  1. Recebi LOOPER como indicação de pelo menos três pessoas, e ainda não vi o filme. Me chama a atenção o roteiro, que parece extremamente original. Acho que cometi um grande pecado quando fechei meus melhores de 2012 sem tê-lo conferido, mas após seu texto devo dizer que minha curiosidade cresceu e devo assistir LOOPER o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho paixão por filmes com finais que "mudam" a história. Este é um deles! Eu também torci o nariz pra ele, mas por indicações acabei assistindo.

      Excluir
  2. Hola, la foto de Pierce que ha publicado es mi página personal:
    https://www.facebook.com/pages/Logan-Evans-One-Tree-Hill-Pierce-Gagnon/244131489013941
    Sería amable y respetuoso para vincular
    gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Lo siento por la falta de descripción en relación con la imagen. La imagen que encontré en Internet, derechos de autor no estaría de más. He citado la fuente original. Perdón y gracias.

      Excluir

Expresse sua opinião: