19 de janeiro de 2013

Indomável Sonhadora (2012)


Sucesso no Festival Sundance do ano passado Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) é o primeiro longa-metragem de Benh Zeitlin, que recebeu a indicação ao Oscar de melhor diretor, ao todo o filme recebeu quatro indicações incluindo melhor filme e atriz, para a também estreante Quvenzhané Wallis, atriz mais nova a receber uma indicação para essa categoria. Outro estreante nas telonas é Dwight Henry, que vive o pai de Quvenzhané, com uma atuação segura e constante.

A ingenuidade de Hushpuppy (Wallis) nos leva a um mundo completamente imerso de sonhos e significados fantásticos. A linguagem adotada para a narração do filme nos remete aos primórdios da colonização, principalmente no Brasil. É uma linguagem quase indígena, com descrições precisas e sinceras que nos soam como surreais. Ao descrever a construção de uma barragem, seu pai lhe disse que as pessoas que vivem além dela têm medo da água como bebês, os homens da terra seca, essa barragem os separa. Outro momento que faz alusão a essa ingenuidade explica que a área em que moram deveria ser desapropriada, o rio subiria e inundaria aquela região após a construção da barragem, Hushpuppy cita a grande tempestade que estaria por vir, como uma profecia do fim dos tempos que não refletia exatamente os fatos concretos.

Hushpuppy e seu pai
A pureza de vida de Hushpuppy e de seu pai transcende a inocência tornando-se agressiva, mas de forma primitiva, como se toda forma de castigo fosse tolerável e como se a vida consistisse apenas em sobreviver. A mistura de complexidade com a suave nuance de ingenuidade do personagem de Wallis traz um drama recheado de reflexões acerca da existência.

A trilha sonora nos emerge e nos embriaga nos profundos monólogos inocentes de alguém que apenas viu as sombras refletidas dentro da caverna. Seu pai parece tomar o caminho inverso, parece não querer sair de estado de estupor diante do mundo. Hushpuppy, por sua vez, fantasia o encontro com sua mãe em diálogos com uma peça de roupa que teria sido dela, a pequena garota emociona numa mistura de maturidade infantil com sonhos de adulto em nostalgia.A violência com que esse panorama é mostrado parece abater-se sobre nós de forma anestésica e passa-nos despercebido a proximidade real desses fatos com nossa vida.

Quvenzhané Wallis
O filme termina com uma mensagem reflexiva de fé. Fé em um mundo ruim que irá melhorar através de nosso desejo. Como se bastasse usarmos a imaginação para que um novo mundo se construísse diante de nós; como se os sonhos fossem possíveis como o estalar dos dedos; como se a vida fosse uma eterna brincadeira prazerosa sob o olhar de uma criança. Até que acordamos e vemos que a verdade reside em um mundo infantil destruído pouco a pouco pelas mãos de homens que têm medo de água e subjugam sonhos. Não conseguem enfrentar gigantes, como fez Wallis, e seguem fugindo de si mesmos criando subterfúgios e rótulos para tudo.

Confira o trailer:


O homem pode não domar seu instinto de destruição, mas o desejo indomável de sonhar irá pairar sob cada um de nós quando as luzes dos refletores se apagarem. O homem até pode destruir nossas casas, nossos lares, mas jamais destruirão nossos sonhos.

Que os sonhos estejam com vocês!

10 comentários:

  1. Esse parece ser o grande filme do ano! Estou ansioso pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Não é por nada não mas este foi um dos textos mais bacanas sobre A Indomável Sonhadora que eu li, parabéns!!

    Excelente essa comparação da linguagem, realmente faz todo o sentido.

    Gostei muito do filme e não vejo a hora de revê-lo.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Estava em dúvida.....assistir ou não assistir...depois do seu texto, verei amanhã.
    Abraços e parabéns pelo texto.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, o filme foi lançado nos EUA ano passado e por lá repercute até hoje, é um bom sinal. Não sei se é o filme, creio que ele será incompreendido por alguns, mas é um excelente filme.

      Bruno agradeço muito o elogio, a cada texto que escrevo procuro trabalhá-lo ao máximo, mas de uma forma simples para que ele fique equilibrado. E é muito bom quando esse equilíbrio "dá certo" rsrsrs. Abraço!

      Renato, veja sim e volte pra nos contar o que achou. Sinta-se em casa e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Infelizmente o buzz em torno de certos filmes faz nossas expectativas atingirem as nuvens. INDOMÁVEL SONHADORA foi o grande premiado de Sundance, recebeu a Câmera de Ouro e Cannes, e acaba de receber importantes nomeações no Oscar. Assisti ao filme e posso dizer que gostei, mas não fiquei impressionado. Por diversos momentos, até achei o longa de Benh Zeitlin convencional (coisa meio improvável dentro de um roteiro que abre espaço até pro realismo fantástico). Sei que preciso revê-lo, perceber melhor seus detalhes, e só então formar uma opinião mais consistente. O que não tenho dúvidas é que a menina Wallis é uma excelente "não-atriz" e o "não-ator" que faz seu pai também está sensacional.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez quando você assistir novamente o entenda de outra forma e goste dele. Talvez quando eu o assistir novamente tenha a mesma opinião que você tem. O fato é que não é possível determinar se Benh foi talentoso em sua estreia ou se contou com sorte, dessas que a cultura brasileira conhece bem, quando canções ou filmes horríveis caem na preferência popular e tornam-se "sucesso". Novas produções de Benh dirão!!!

      Abraço!

      Excluir
  5. Esse filme promete muito, preciso ver a atuação dessa menina prodigio, sendo ela a atriz mais nova já in dicada ao oscar, mas se for por merecer ela que leve o prêmio... pelo trailer observa-se a presença e naturalidade que ela expõe nas gravações. Enfim, parece ser um bom filme. Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
  6. O homem até pode destruir nossas casas, nossos lares, mas jamais destruirão nossos princípios !
    “Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o imenso espaço e disser que domina o mundo, quando conquistar as mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então ele terá tempo para se voltar para dentro de si mesmo. Nesse momento descobrirá que aconteceu um grande erro. Qual?

    Compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não dominou o mundo de dentro, os imensos territórios de sua alma. Descobrirá que se tornou um gigante na ciência, mas que é um frágil menino que não sabe navegar nas águas da emoção e que desconhece os segredos que tecem a colcha de retalhos da sua inteligência. Quando isso ocorrer, algo novo acontecerá. Ele encontrará pela segunda vez a sua maior invenção: a roda. A roda? Sim, só que dessa vez será a roda da emoção. Encontrando-a, ele percorrerá territórios pouco explorados e, por fim, encontrará o que sempre procurou: o amor, o amor pela vida e pelo Autor da vida.” A.Cury

    ResponderExcluir
  7. Emerson Henrique tu escreve muito bem, tão bem que me convenceu a assistir o filme.Infelizmente não correspondeu a ideologia que tu fez.
    Beasts of the Southern Wild , ou Feras do selvagem sul, prefiro o original á Indomável Sonhadora. É um filme que mostra um bando de excluídos sociais, morando em uma área de risco, com crianças, idosos e adultos em petição de extrema miséria e exclusão social. Interessante pois mostra o ponto de visita de uma menina que nada sabe da vida e então fantasia a realidade de tudo. O melhor lugar do mundo para se viver, todo dia é feriado( ninguém trabalha)Pesca-se tudo no rio, todos estão felizes.Ela lembra da mãe , dialoga e espera ansiosamente ser salva, afinal mamãe a achou tão linda que teve que partir e deixa-la para viver sozinha, com o pai,um homem que ensina a filha a viver como uma fera, comer como uma fera, agir como fera,ou não sobreviverá em um ambiente tão cruel e inóspito.A miséria e exclusão do filme são evidentes em tudo, despreparados emocional, físico, espiritual, socialmente. Apesar de toda a carência existe sim o afeto da filha pelo pai e vice-versa. Um absurdo que existam tantas Hushpuppy,em perigo eminente , guardadas por pais insanos e egoístas. Sendo obrigadas a crescer e viver como adultas , enterrando a infância , uma oportunidade de ter uma vida normal , segura, confortável na dureza de um mundo excludente.Por não serem atores, fizeram uma boa interpretação, porem o filme é feio, triste, insano. Assistam crítica cada um tem a sua. Enquanto alguns acham belo a vida em fantasia de Hushpuppy,eu ao contrário acho cruel, injusta, imoral. Toda a infância deve ser preservada do mal inclusive de pais cruéis, egoístas e despreparados.
    Emerson , tu escreve muito bem e agostaria de pactuar da visão romanceada que todos tem deste filme, inclusive você. Gostei da crítica, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que eu tenha visto o filme mais pelo lado subjetivo, comportamental e observei mais a parte "romântica" da introspecção das personagens, principalmente Hushpuppy. Mas existe também o lado político, que como frisou é muito triste e vergonhoso. Eu deveria mesclar as duas opiniões para que o texto ficasse completamente coeso, mas este filme em específico é um tanto ambíguo e nos leva a essa dualidade, enquanto alguns amam outros odeiam. Eu pensei ter gostado, depois achei que não, ele divide opiniões e isso é muito bom, instiga comentários como o seu que agregam a mim e aos leitores. Obrigado pelos elogios e pela sinceridade.

      Excluir

Expresse sua opinião: