4 de novembro de 2012

Crítica de Cinema


Escrever sobre cinema é completamente diferente de tudo que já fiz. Sempre falei da introspecção, da busca de sabedoria e sentido da vida. Às vezes citava um filme, um diretor ou situação cinematográfica. Mas era diferente, pois muitos não têm conhecimento de causa de algo que parte do lado interno de outra pessoa. Por isso alguns se identificavam de alguma forma. Como ouvir Legião Urbana e imaginar que a canção composta por Renato Russo se encaixa em sua vida, como se fosse feita para você.

Falar de cinema envolve algo que muitas pessoas viram, muitos conhecem e muitos palpitam. Não é possível “enganar” ninguém. E às vezes uma crítica pode deixar um amante desapontado e por outro lado se elogiar um filme odiado por muitos pode te jogar no descrédito. É preciso dizer a palavra certa para o público correto, ou simplesmente seguir o eu interior sem rumo ou mapas e ver onde nos leva.

Não sou especialista em cinema, meu trabalho não tem nada a ver com arte e fora minha paixão por filmes e o amor pelas letras, não tenho nenhum diferencial para competir no mundo virtual. A palavra certa nem é competir, mas agregar. É difícil manter um blog de conteúdo por muito tempo sem ter leitores, por isso me pergunto: irei conseguir?

Preciso falar de filmes que gosto e que me tocam de verdade. Como Scorsese, Tarantino, Allen, Eastwood. Por isso falar de introspecção é diferente de falar de cinema. A menos que o cinema esteja dentro de você. E essa foi minha grande sacada, encontrar o cinema dentro de mim e deixar que as palavras escorram por minhas mãos. Às vezes me questiono se para falar de algum clássico que já vi, preciso revê-lo para ter mais propriedade, mas e os filmes que ainda não vi? Por isso prepare a pipoca e dá-lhe cinema daqui pra frente.

O cinema tem a capacidade de tocar as pessoas por dentro, como se fosse um grito vindo da alma e ecoando para o mundo todo ouvir. Descobri que tudo que amamos toca-nos por dentro de alguma forma, sendo assim, preciso descobrir o cinema que existe dentro de mim. E utilizar lirismo, romantismo e poesia para descrever meu introspectivo cinematográfico. E quem sabe dessa forma consiga leitores cativos e agregar conhecimento e informação nesse mundo tão saturado de coisas boas e fáceis ao mesmo tempo, que torna tudo que existe, sendo de qualidade ou não, a mesma coisa. E assim perdemos o que realmente nos faria felizes ou completos. É o que ocorria com a música. Antigamente o meio mais fácil de ouvir uma canção era ficar sintonizado o dia todo na estação de rádio favorita. E isso para ouvir a canção duas ou três vezes em um dia. Hoje basta ter a vontade e pronto, esteja onde estiver tudo está ao alcance de nossas mãos.

Mas será que o que estamos agarrando merece estar diante de nós ou fazer parte de nossa vida?

Que a introspecção esteja com vocês...

5 comentários:

  1. Não sou muito fã de críticos não...
    Prefiro opinião do povão, que lê, que gosta ou não gosta.
    Acho que crítico sempre vai criticar ou inventar uma crítica, achando que tudo tem que ser a perfeição.

    Outro blog, seu Emerson? Gostei daqui tbm...
    Ultimamente meu tempo está muito corrido e quase nem dá pra visitar blogs, o que eu lamento muito mesmo...

    Mas vamu que vamu!

    Beijos

    Vê se não some de novo, tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro... ahahahaha, espero continuar nesse, está corrido pra mim também. Dessa vez eu não sumo não!

      Excluir
  2. Emerson, posso te dar um sugestão?
    Na sau caixa de comentários tem essa verificação de palavras...
    Isso afugenta muitos leitores e não te serve pra nada!
    Pense nisso e retire daqui.... coloque a aprovação de comentários, se for o caso de vc ficar com algum receio de alguma coisa....
    Já fiz um post com uma pesquisa, e essa verificação de palavras foi o mais comentado como sendo o terror de quem lê blogs. As pessoas não voltam mais!
    Beijos

    Se quiser, pode apagar esse comentário, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Clara. Também odeio essa caixa, não sabia que estava ativada.

      Vou seguir já sua sugestão retirar daqui!

      Muito obrigado pelo toque.

      Excluir
  3. Já coloquei o blog como favorito,me identifiquei com a sua idéia do que significa cinema e todos os verdadeiros sentimentos que unem os cinéfilos e criticos
    Sou amante do cinema e pra mim é quase necessário assistir ou falar sobre cinema todos os dias
    abraços

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: